top of page

O Glaucoma

O glaucoma é uma doença do nervo óptico, responsável por conectar nossos olhos ao cérebro e transmitir as informações visuais. Apesar de existirem diversos fatores de risco para o glaucoma, o mais importante é a pressão intraocular. Entendemos, atualmente, que o glaucoma é uma doença do nervo óptico que acontece quando a pressão intraocular está em um patamar onde o olho não consegue tolerar. 

 

Dessa forma, alguns olhos podem desenvolver o glaucoma mesmo com a pressão intraocular relativamente baixa, enquanto outras não desenvolverão glaucoma mesmo com pressão intraocular relativamente alta. Logo, a pressão intraocular apropriada para evitar danos ao nervo óptico varia entre pacientes e também pode mudar em diferentes estágios da vida de uma pessoa.

O Tratamento do glaucoma pode ser realizado clinicamente com colírios. Existe hoje no mercado diversas medicações apropriadas para cada tipo de glaucoma e para cada paciente. O colírio ideal, deve ser eficaz, causar poucos efeitos colaterais e ter um preço acessível.

Procedimentos ambulatoriais como a fototrabeculoplastia a laser vem se mostrando seguros e eficaz em reduzir a pressão intraocular. 

Podem ser úteis como primeira terapia em glaucomas iniciais, adiando a necessidade do uso dos colírios e todos os efeitos colaterais que eles causam. Outras vezes podem atuar na doença mais avançada quando, apesar da terapia medicamentosa máxima, a pressão intraocular permanece alta.

As cirurgias de glaucoma historicamente sempre foram reservadas para os glaucomas que não podem ser controlados com colírios. 

No entanto, hoje uma nova classe de cirurgias denominadas minimamente invasivas que podem ser realizadas precocemente, reduzindo a pressão intraocular e diminuindo a dependência dos colírios.

bottom of page